terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Descricao do cotidiano

*Dia de trabalho

Acordar cedo, sair do quarto sem fazer barulho para ninguem acordar. Comer cafe da manha, que normalmente e cereal com leite e torrada com cream cheese, quando tem muita fome. Abrir a porta para ver qual a temperatura...Se estiver chovendo, e porque esta acima de zero graus, provavelmente uns dois ou tres...se estiver nevando, e porque esta abaixo de zero. Olhar na janela da C. se tem alguma luz acesa. A paisagem e o condominio, com as arvores sem folhas com neve em cima, como se ela estivesse se equilibrando cuidadosamente como as pessoas que andam em cima de cordas nos circos. A montanha atras, toda branca, com varios pinheiros tambem equilibrando a neve. Sentir o vento batendo no rosto e deixando tudo um pouco mais gelado, mas bem bonito. Depois do cafe, pensar em quantas roupas vai usar. Provavelmente tres meias calcas, um jeans, uma blusa, um casaco, um casaco de botao e o casaco de neve em cima. Vestir as botas de neve. Andar ate o ponto de onibus, subir aquela ladeira cansa um pouco por causa da altitude. Esperar o onibus enquanto alguns argentinos conversam animados, algumas pessoas de carro param para pegar o jornal da cidade que e de graca. Os brasileiros normalmente observam o que acontece.
O onibus chega, quem ta com prancha de snow ou ski coloca do lado de fora, no onibus sempre tem alguem conhecido ou algum brasileiro.

- Oi!
- Oi td bem?
- Mora no Marolt tambem?
- Sim, no apt ***, e vc?
- Moro no ***.
- E ai, ja conseguiu emprego?
- Nao, to indo procurar na cidade. To desesperado(a), cheguei aqui ha duas semanas.E vc, ja tem emprego?
- Eu vim do Brasil com um emprego, mas eles contrataram muita gente e ainda nao tem movimento, entao trabalho poucas vezes na semana...Ai to procurando outro.
- Ah...E sua primeira temporada aqui?
- Eh sim!E vc?
- Tb!!!
(O onibus chega no ponto)
- Ah entao ta valeu, qualquer coisa bate la, moro no ***.
- Ta bom!!Boa sorte!!!
- Pra vc tb!!!

Ai e descer do onibus na rua principal, que e uma das poucas que tem sinal de transito, as outras nao tem, as pessoas simplismente param para voce atravessar. No fundo tem a montanha de Aspen, com a gondola funcionando, os onibus coloridos passando, as pessoas todas bem vestidas. Alguns usam roupas coloridas para snowboard, e as outras que estao indo para o trabalho bem vestidas, com casacos e botas bonitos. Todas mulheres maquiadas e bem arrumadas. Os homens tambem.

No trabalho vender doces e sorvetes, fazer algumas sobremesas para o restaurante que fica em cima. Sempre cumprimentar, perguntar como a pessoa esta, desejar um bom dia, torcer para dar gorjeta. De vez em quando nao entender o que o cliente quer e pedir ajuda para alguem mais antigo.

Conversar com os amigos em portugues, para poder chamar o cliente de pao duro ou reclamar de alguma coisa, porque la trabalham apenas pessoas que falam ingles(apenas), portugues, e alguns mexicanos na cozinha.

*Passeando na cidade

Andar sentindo a neve bater no rosto, gelado, mas mais suave que quando chove. Andar no meio das arvores iluminadas, ouvir beatles, led zeppelin e elton john no radio. As lojas todas coloridas e bem arrumadas, de vez em quando achar algum restaurante de comida organica, com sucos gostosos e saladas diferentes. Tem as pizzarias, que o pedaco e enorme e onde normalmente so toca rock n roll. Reparar na feicao de todos que cruzam seu caminho, da para identificar os americanos, argentinos, brasileiros, mexicanos e os que sao de algum outro lugar, como australia ou africa do sul.
Qualquer lugar que entrar a agua e de graca e voce e bem tratado. Reparar que tudo e muito tipico, o cara da biblioteca tem olhos muito azuis, cabelos brancos despenteados, e muito paciente e explica tudo direitinho, tem um ar de filme de fantasia, que a qualquer momento vai te chamar e abrir o caminho para Narnia no meio dos livros.

O motorista do onibus tem cara de mexicano, fala um ingles um pouco diferente e tem um ar que esta sempre preocupado ou aborrecido com alguma coisa. Os americanos que voce cruza na rua tem as roupas mais bonitas, tem a pele acostumada com o frio, os olhos claros ou parecendo de vidro. As americanas normalmente sao loiras, muito chiques, com as unhas pintadas e uma maquiagem bonita e suave, que aparenta ser toda da channel ou algo assim.

O dono do condominio parece um fazendeiro rico, muito branco e loiro, com oculos, e rondando para ver o que esta fora dos conformes, pensando sempre na coletividade, ou seja...nao podemos ficar muito tempo o aspirador de po porque alguem pode precisar, ele sempre tem troco para colocarmos na maquina de lavar, todos os dias ele tira a neve do caminho dos pedestres e checa se o lixo esta no devido lugar.

Na montanha voce ve muitas pessoas, adultas e criancas deslizando no tapete branco de neve, se divertindo e de um jeito desorganizado, dancando enquanto descem ate o pe da montanha.

5 comentários:

  1. Bom dia minha neta muito amada!
    Seu avô e eu estamos bem impressionados como você tem uma escrita muito legal.Fazer uma descrição do dia a dia,parece simples, mas tem que ter um 'que" especial para transmitir, de uma maneira clara e agradável os fatos, fazendo com que o leitor penetre no tema, vivencie, visualize e sinta a emoção do escritor. É difícil. Criar histórias é muito mais fácil do que narrar o dia a dia.Você está escrevendo como uma profissional!!!!
    Olha aí outra frente de trabalho para você , guerreira em busca de suas realizações e sonhos profissionais e pessoais!
    Você é uma benção para seus pais e um anjo que aterrizou nessa família.
    Só dá motivos de orgulho!!!
    Que Deus continue lhe segurando no colinho, lhe abençoando, lhe dirigindo para o Bem. Segure na mão dele...
    Te adoro !!!
    Bjs, bjs, bjs

    ResponderExcluir
  2. Talita por um momento senti neve no rosto.

    ResponderExcluir
  3. Querida,
    Embora venha lendo sempre seus comentários no blogg e me encantado com a forma atraente da redação, só hoje tive um tempinho para enviar estas "mal traçadas ..." (sempre o trabalho ...).
    O tal livro que ora organizamos a 2ª edição - "O Brsil e o Mar no Século XXI - Relatório aos Tomadores d DEcisão do País" vai tomando corpo e forma. Ora já estamos com 18 capítulo dos 20, totalmente prontos. O mais importante que ainda falta é uma Pesquisa Nacional de Opinião Pública sobre o Mar, sobre todos os assuntos marinhos. Mas já conseguimos, praticamente, todo o dinheiro.
    Bom chga de

    ResponderExcluir
  4. Bom, chega de falar de meu trabalho. Até mesmo fui obrigado a recomeçar em outra janela!
    Você tem (terá) alguma folga semanal? Se for o caso, o que pretende nela fazer (além de descansar)? E a dor de garganta que chegou a sentir? Já ficou boa? Tenha cuidado com os olhos (risco de irritação devido ao frio) e com a cabeça. Isto mesmo, o risco com a cabeça é que não sentimos frio nela e isso pode nos afetar. Os mergulhadores, não por outra razão, em águas mais frias sempre usam a proteção de nylon que recobre o crâneo.
    Querida, fique com Deus. Somos do seu time e estamos sempre torcendo por você. Bjs, bjs

    ResponderExcluir
  5. oi,Talita....os 2 comentários acima, são do vô..
    ele manda consertar cranio..saiu craneo..Rapidez só dá zebra...bjkas

    ResponderExcluir